Como Ler Teologia - Aprenda a Abordar Textos Com Confiança e Intencionalidade

                       






Karin Spiecker Stetina, Como Ler Teologia: aprenda a abordar textos teológicos com confiança e intencionalidade, trad. Leandro Bachega (Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2022) 192 pp. Original em inglês: How to read theology for all its worth: a guide for students (Zondervan. 2020).




A autora não é conhecida do publico evangélico brasileiro,  até mesmo dos mais familiarizados com obras teológicas de autores mais recentes. Isto, pensando em leitores e estudantes leigos, que não dispõe de um curso teológico em nível acadêmico.


K. S. Stetina (PhD, Marquette University) é professora de Teologia na Biola University e durante 20 anos ensinou História da Igreja no Wheaton College. Stetina também foi consultora e editora do Luther Digest, é membro da Evangelical Theological Society e faz parte da equipe ministerial da Grace Evangelical Free Church, na Califórnia.


Entre suas áreas de pesquisa e especialidade estão: teologia reformada, João Calvino, Martinho Lutero e Jonathan Edwards. Stetina também é autora de The fatherhood of God in John Calvin’s thought e Jonathan Edwards’ early understanding of religious experience, ainda sem tradução para o  português.


A obra tem como  enfoque primário o pressuposto de que todos temos convicções sobre Deus e a criação, e que lemos as Escrituras de acordo com essas convicções. A verdadeira questão, segundo à autora, é se somos bons teólogos.


Ela indaga seus leitores a refletirem se estão descobrindo e proclamando com fidelidade o conhecimento verdadeiro, que nasce da atitude de ouvir, interpretar e viver a Palavra de Deus com fidelidade.


Stetina narra no prefácio que no ensino médio havia lido Mortimer Adler, sua obra bem conhecida no Brasil sob o título: Como Ler Livros (São Paulo: É Realizações, 2010).


Como ela mesma disse, ''Foi só quando me sentei para escrever minha dissertação de mestrado que realmente me senti preparada para ser guiada pela tradição cristã,  permitindo assim que a ''grande nuvem de testemunhas'' (Heb. 12.1 NVI) me ajudasse a interpretar as Escrituras.''



Sua intenção é que ninguem precise chegar até um nível de mestrado para aprender a ler teologia com discernimento. A preocupação e o desejo de não ver outros passarem pela mesma situação é louvavel e legítimo. 


A afirmação feita também em seu prefácio de que, ''O maior professor de todos é o Espírito Santo; ele é o juiz da verdade (1 Cor. 2: 6-16) e selo de nossa redenção por Cristo (Efésios 1. 13-14)'', enche o coração do leitor fiel a Escritura e o leva com alegria a estudar o livro com afinco e prazer.

O livro conta com oito capítulos, seis apêndices, um breve glossário e um índice geral.
Capítulo um: Visão Geral: Familiarizando-se com as ferramentas do leitor com discernimento.
Capítulo dois: Preparando-se para ler teologia planamente: Mergulhar na oração e na escrita.


Capítulo três:  Primeiros passos: Analisando características do texto e informações da publicação.
Capítulo quatro: Identificando o contexto: Familiarizando-se com o teólogo.
Capítulo cinco: Discernimento o arcabouço teológico: Como identificar o tema da obra e a maneira como ele é comunicado.



Capítulo seis: Descobrindo as fontes: Identificando os fundamentos da obra.
Capítulo sete: Discernimento a visão do teólogo: Ouvindo o argumento principal, os pontos-chave e os termos-chave.
Capítulo oito: Avaliando: Aferindo e aplicando a obra teológica.


Apêndice 1: Capacitando outros a lerem teologia plenamente.
Apêndice 2: Uma seleção de teologos e obras teológicas importantes.
Apêndice 3: Como dialogar com uma obra teológica.


Apêndice 4: Um guia para participar de uma discussão teológica.
Apêndice 5: Como conduzir uma discussão teológica.
Apêndice 6: Perguntas para a discussão teológica de A unidade da igreja, de Cipriano.


Glossário.
Índice geral.

A obra é extremamente relevante para o estudo teológico no Brasil, como dito acima,  sobre tudo dos estudantes autodidatas. De leitura fácil,  porém não simplista, conteúdo a ser visitado com várias re-leituras.

Thomas Nelsom Brasil está de parabéns por mais essa ótima publicação, que apesar de não esgotar o tema e suas ferramentas, merecia uma capa dura, no entanto é elogialvel a diagramação, de bom manuseio e de letras de fácil visão, até para alguém como eu que uso óculos de grau alto.


Pelo ótimo conteúdo deste livro aguardo ancioso por mais publicações da autora da obra.


                                                                      

                                                                                                                  L. Fernando Cardoso

Postagens mais visitadas